Carregando

Renda média da população de Alagoas encolhe 9,5%, diz IBGE.

 Renda média da população de Alagoas encolhe 9,5%, diz IBGE.

O rendimento médio mensal da população alagoana caiu de R$ 1.524 para R$ 1.396, em 2021. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda em Alagoas chegou a 9,5%, na comparação com o ano de 2020, e é quase o dobro da redução observada na renda média nacional (-5,1%). Alagoas é quinto estado do Nordeste com a maior perda de renda média mensal.

Segundo o IBGE, o rendimento de todas as fontes é composto pelo valor recebido no mês de referência da pesquisa de todos os trabalhos e também de outras fontes não oriundas do trabalho, isto é, de programas sociais do governo, como o Bolsa Família; BPC-LOAS; aposentadoria ou pensão; aluguel e arrendamento; pensão alimentícia; doação e mesada de não morador.

Além disso, também são incluídos outros rendimentos, tais como rentabilidades de aplicações financeiras, bolsas de estudos, direitos autorais, exploração de patentes e etc. (Do g/1)