Pernambuco recebe 687 doses de vacinas contra mpox e deve iniciar vacinação em grupos prioritários.

 Pernambuco recebe 687 doses de vacinas contra mpox e deve iniciar vacinação em grupos prioritários.

O governo de Pernambuco informou, na noite desta terça-feira (14), através de rede social, que recebeu 687 doses de vacinas contra a mpox. Segundo a publicação, as doses serão direcionadas para grupos prioritários específicos, de acordo com orientação do Ministério da Saúde.

Têm prioridade em receber o imunizante pessoas que vivem com HIV, profissionais de laboratórios que atuam em locais de exposição ao vírus e pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de casos suspeitos, ou confirmados para a doença.

A campanha nacional de imunização contra a mpox começou no dia 13 de março, segundo o Ministério da Saúde. Nesta primeira fase, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) conta com 47 mil idosos.

“O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para uso emergencial com o intuito de bloquear a transmissão da doença. O Ministério não recomenda o uso desta vacina para imunização em massa da população”, diz o texto da secretaria de Saúde na rede social.

Primeira fase

De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização contra a mpox é focada, neste primeiro momento, em grupos de risco para as formas graves da doença.

No caso de pré-exposição ao vírus: Pessoas vivendo com HIV/Aids com status imunológico inferior a 200 células identificado pela contagem de linfócitos T CD4 nos últimos seis meses; Profissionais de laboratório com idade entre 18 e 49 anos que trabalham diretamente com Orthopoxvírus (família do vírus da monkeypox), em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3).

No caso da vacinação pós-exposição ao vírus: Pessoas que tiveram contato direto com fluídos e secreções corporais de pessoas com suspeitas ou confirmação da mpox, desde que a exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da OMS.

Em ambos os casos, quem já foi diagnosticado com a mpox ou apresentar uma lesão suspeita no momento da vacinação não deverá receber a dose.

Do g1/PE

Digiqole ad