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Pernambuco autoriza licitação para repassar três rodovias para a iniciativa privada.

O governo de Pernambuco autorizou, na sexta (6), a abertura de licitação que faz parte do processo de “privatização” de três rodovias estaduais. O projeto prevê o rapasse para a iniciativa privada de áreas das PEs 50,60 e 90. Haverá cobrança de pedágio em todos os trechos, que somam 234,6 quilômetros.

Ainda segundo projeto, o trecho de concessão da PE-50 fica entre a rodovia BR-232, que é administrada apelo estado, a partir de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, e Limoeiro, no Agreste. São 40 quilômetros de extensão que devem ser repassados para a empresa vencedora da licitação.

O trecho a ser “privatizado na PE-60 fica entre a BR-101, no Cabo de Santo Agotinho, no Grande Recife, e a divisa com o estado de Alagoas. São 86,5 quilômetros incluídos no projeto de concessão. Também incluída no plano, a PE-90 deve ter concessão para a iniciativa privada de 107,6 quilômetros de extensão, entre a BR-408, em Carpina, na Zona da mata Norte, e a BR-104, em Toritama, no Agreste.

O Secretário-executivo de Parcerias e Estratégia do governo de Pernambuco, Marcelo Bruto disse que em todas as rodovias que passarão para a iniciativa privada haverá cobrança de pedágio. Ele ressaltou, no entanto, que os motoristas poderão circular por trechos sem a cobrança. Ainda segundo Bruto, o investimento será de R$ 1,2 bilhão, ao longo do período de concessão, que é de 30 anos.

Os detalhes do projeto estão na resolução número 56, de 5 de maio de 2022, publicada no Diário oficial de Pernambuco, na sesta sexta. Atualmente, Pernambuco tem duas estradas com cobrança de pedágio: as Rotas do Atlântico e dos Coqueiros, no o Grande Recife.