Instituto Vini Jr. inaugura Centro de Tecnologias Base em escola da Rede Municipal do Recife.

 Instituto Vini Jr. inaugura Centro de Tecnologias Base em escola da Rede Municipal do Recife.

Nesta quarta-feira (23), às  10h, representantes do Instituto Vini Jr. e da Fundação Casas Bahia inauguram um Centro de Tecnologias Base na Escola Municipal Professor Júlio de Oliveira, localizada no bairro da Imbiribeira. Este é o segundo CT Base em Pernambuco – o primeiro foi inaugurado em dezembro do ano passado no município de Cabrobó. Criado em 2020 pelo jogador e sua família, o Instituto é uma organização sem fins lucrativos que se propõe a desenvolver colaborativamente com as escolas públicas inovações nos processos de ensino e aprendizagem.

O CT Base é um projeto de inovação educacional que contempla infraestrutura, capacitações e métodos para instrumentalizar professores e gestores das escolas públicas na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Essas inovações tem o intuito de atender diferentes realidades escolares, territoriais e geracionais, oportunizando a autonomia dos estudantes, a integração da família nos processos educativos e o suporte aos educadores.

Esses centros são equipados com celulares, notebooks, TVs e tablets que dão suporte ao ensino dos estudantes. Com ambientes que remetem a um estádio de futebol – com grama sintética, puffs e poucas mesas – professores e estudantes com idades entre 6 e 10 anos vivenciam um processo educacional mais dinâmico e interativo. 

Para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, os professores contam com o apoio do aplicativo BASE, que traz diretrizes com relação à rotina da sala de aula. A ferramenta usa elementos do futebol para atrair a atenção dos estudantes e conta com diversos conteúdos de Matemática; Língua Portuguesa; Ciências; História; e Geografia. Todos estes conteúdos, é importante ressaltar, estão de acordo com as regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A instalação do CT Base na Escola Municipal Professor Júlio de Oliveira conta com o apoio da Fundação Casas Bahia, que vai contribuir diretamente com a manutenção do Centro que, além de Pernambuco, foi implementado também em escolas públicas do Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ) e Rio Preto (MG).

Além disso, o subsídio da Fundação permitirá o desenvolvimento de uma Tecnologia Educacional capaz de facilitar os processos de ensino e aprendizagem no segundo segmento do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) de escolas públicas, considerando a realização de pesquisas e testes  de usabilidade com os usuários (estudantes e professores). Atualmente, a metodologia é aplicada aos estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano), beneficiando crianças de 6 a 10 anos.

A indicação da Escola Municipal Professor Júlio de Oliveira para implementação do CT Base foi da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica, por meio da Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infância e Anos Iniciais. A unidade encontra-se no grupo prioritário com vulnerabilidade, na qual é necessário um olhar diferenciado para melhorar as ações e estratégias pedagógicas. 

Da Folha/PE

Digiqole ad