Carregando

Fiat apresenta carro elétrico compacto de 2,53 m.

Fiat apresentou, na Itália, um carro elétrico compacto inspirado no primeiro Fiat 500. O Topolino tem como público-alvo os jovens europeus que circulam no ambiente urbano. Isso porque o modelo não é indicado para fazer longas viagens, já que a bateria de 5,5 kWh tem autonomia de apenas 75 km. Uma carga completa do sistema pode ser feita em pouco mais de três horas.

O veículo chama a atenção pelas dimensões reduzidas, apenas 2,53 m e o design inusitado. Devido às configurações, ele é classificado como quadriciclo e requer apenas uma licença especial para os condutores dirigirem o modelo.

Vendido apenas na cor Verde-Vita, o motor do Topolino tem 8,1 cv de potência e 4,5 kgf/m de torque. A velocidade máxima é de 45 km/h. O compacto elétrico tem acessórios inusitados, como uma bolsa rack instalada na parte traseira, ventilador USB, garrafa térmica e até um pequeno chuveiro para lavar o próprio carro ou os usuários que precisarem de uma ducha antes de entrar no carro depois de um dia de praia ou de fazer exercícios físicos, por exemplo.

Segundo a Fiat, 10 mil pedidos de reserva já foram solicitados. A expectativa é de o veículo começar a circular a partir de janeiro de 2024 na Itália, França e Alemanha. O preço deve girar em torno dos 7,5 mil euros, equivalente a R$ 39 mil. Esse valor não chega nem perto do preço do modelo Mobi, o carro mais barato da montadora no Brasil, que é vendido a partir de R$ 69.990. Ainda não há previsão de venda do Topolino no Brasil.

Da Folha/PE