Carregando

Esmeraldas avaliadas em R$ 550 mil são apreendidas sem documentação em encomenda enviada pelos Correios.

A Receita Federal apreendeu um pacote cheio de esmeraldas avaliadas em R$ 550 mil numa encomenda enviada pelos Correios, no Recife. As pedras preciosas eram lapidadas e pesavam 386 gramas, e estavam sem documentação que comprovasse a origem do material. Por isso, foram apreendidas.

De acordo com a Receita Federal, as esmeraldas saíram do Rio de Janeiro, com direção ao Recife. A identificação e a qualificação das pedras preciosas foram feitas com suporte do Serviço Geológico do Brasil, que fez testes e exames técnicos em laboratórios.

https://e5b2a9a3a1c46702f3c087a3c15bb7c2.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html Os testes confirmaram a autenticidade das pedras como sendo esmeraldas. Ainda segundo a Receita, o remetente da encomenda teria que comprovar a autorização para comercializar as pedras pelo Departamento Nacional de Produção Mineral. Além disso, seria preciso apresentar uma nota fiscal de compra emitida por uma instituição autorizada pelo Banco Central para a comercialização de pedras preciosas.

As esmeraldas estavam desacompanhadas de qualquer documento fiscal, e não havia nenhum documento que comprovasse sua origem. O remetente, que não teve o nome divulgado, será notificado pelo endereço cadastrado durante o envio. Se a origem e legalidade das pedras não forem comprovadas, será emitido um auto de infração e de perdimento dos bens, e as esmeraldas passarão a pertencer à União.

A operação que apreendeu as esmeraldas foi realizada para combater os crimes de contrabando, descaminho, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Do g1/PE