Com representantes do interior, Campeonato Pernambucano feminino inicia neste domingo.

 Com representantes do interior, Campeonato Pernambucano feminino inicia neste domingo.

A bola vai rolar neste domingo para o início do Campeonato Pernambucano Feminino. Em 2023, o torneio terá a participação de seis equipes, que se enfrentam na primeira fase em jogos de ida. As quatros melhores, com suas respectivas pontuações, avançam para as semifinais, disputadas em duelos de ida e volta. A finalíssima, por sua vez, será em jogo único e as campeãs do torneio faturam, além do título estadual, uma vaga na Série A3 do Brasileiro Feminino.

Neste ano, os clubes participantes serão: Central, Ferroviário, Íbis, Náutico, Porto e o Sport – que defende o título conquistado na última temporada. A novidade desta edição está por conta do retorno das equipes de Caruaru, que serão as representantes do interior pernambucano. Sem tanta tradição no feminino, o Santa Cruz estará novamente ausente no Estadual. De acordo com o regulamento, a fase classificatória da competição começa no dia 17 deste mês, indo até o dia 10 de outubro, e a decisão deve acontecer no mês de novembro.

A abertura do campeonato acontece neste domingo, às 10h, quando o Ferroviário do Cabo enfrenta o Ibis no Gileno de Carli. Já às 15h, Sport e Náutico reeditam a última final, no jogo mais aguardado da rodada, que acontece no Grito da República, em Olinda. O Clássico dos Clássicos será transmitido ao vivo no canal do YouTube da FPF. Fechando a estreia do torneio, no Clássico Matuto, o Porto mede forças com o Central, às 15h, no Antônio Inácio.

Campanha de combate a violência contra a mulher

Durante todas as partidas, acontecerá a ação Pernambuco, Lugar de Respeito às Mulheres, uma articulação entre a Secretaria da Mulher do Estado, a Secretaria de Saúde e Esportes e a Federação Pernambucana de Futebol. Serão divulgadas faixas, cartazes e adesivos da campanha nos estádios. A ação busca aumentar a visibilidade feminina e ajudar no combate a crimes como a violência contra a mulher.

Histórico da competição

Realizado desde 1999, o Campeonato Pernambucano Feminino conta com 20 edições. Com oito títulos, Vitória das Tabocas e Sport dividem o pódio como os maiores vencedores da competição; seguidos pelo Náutico, que conquistou o torneio por quatro vezes.

Títulos por equipes do Pernambucano Feminino

Vitória das Tabocas: 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2019

Sport: 1999, 2000, 2007, 2008, 2009, 2017, 2018 e 2022

Náutico: 2005, 2006, 2020 e 2021

Atual campeão

Na última temporada, o Sport sagrou-se campeão ao vencer o Náutico na final em jogo realizado na Arena de Pernambuco. Em apenas três edições as Leoas não foram finalistas do torneio. Neste ano, o objetivo do clube é assumir a hegemonia de maiores campeãs estaduais – com seis títulos – as Rubro-negras estão empatadas com o Vitória das Tabocas. Com o status de favorito no Pernambucano, a técnica Regiane Santos falou sobre a preparação do elenco.

“A preparação tem sido muito boa, intensa, com foco nesse objetivo do Estadual. Temos trabalhado durante esses três meses, faça chuva ou faça sol, com bastante dedicação para tornar o Sport o maior campeão da categoria no estado, com respeito, evidente, às nossas adversárias”, destacou a treinadora.

Artilheira da última edição, com 10 gols em sete partidas, a atacante Layza também falou sobre a preparação e projetou a disputa do torneio estadual.“Minhas expectativas são as melhores, mas temos que ter os pés no chão. Estamos treinando duro para poder estrear muito bem. Jogar contra o Náutico é sempre difícil mas estamos nos preparando para fazer uma boa partida”, disse a artilheira.

De olho na retomada

Finalista nas últimas três edições do Campeonato Pernambucano Feminino, o Náutico faturou duas delas, mas sofreu um duro golpe na última, quando foi derrotado por 3×0 pelo Sport na final e perdeu o título. O revés, porém, já corre como águas passadas. O Timbu deu início à temporada 2023 em fevereiro, e, desde então, desconhece o significado da palavra ‘férias’. As meninas não abdicaram dos treinamentos nem mesmo após a eliminação para o Guarani de Juazeiro, na primeira fase do Série A3 do Brasileiro, e o foco agora é na retomada das conquistas estaduais.

“A gente vem trabalhando duro desde o início da pré-temporada, lá em fevereiro. Fizemos o (Campeonato) Brasileiro no primeiro semestre, saímos e mantivemos os treinamentos. A gente não parou, a gente não deu férias, mantivemos os treinamentos e, agora, se aproximando do Campeonato Pernambucano, intensificamos (a preparação) com o aumento de treinos e estamos hoje treinando de terça a domingo”, disse a treinadora do Timbu, Fabya Santos, para a reportagem do DP Esportes.

O ponto de partida do Náutico será neste domingo, e quis o destino que acontecesse justamente diante do maior rival. Em uma reedição das últimas três decisões do torneio, as alvirrubras medem forças com as rubro-negras. O embate recebeu elogios da comandante alvirrubra, que vê o Timbu preparado para mais um Clássico dos Clássicos.

“As expectativas (para o campeonato) são as melhores. Nos últimos três anos, nós fomos campeãs de duas (edições). Então, contra o Sport é sempre um jogo bom, sempre um jogo acirrado e competitivo. Os enfrentamentos que temos infelizmente são abaixo do nível que gostaríamos que o Pernambucano tivesse no feminino, as finais em sua maioria são sempre feitas pelo Sport e pelo Náutico, então o nosso maior enfrentamento até hoje foi o Sport e, com certeza, nós estamos preparadas para mais um enfrentamento e para iniciar mais um Pernambucano”, afirmou Fabya.Do Diário de Pernambuco

Digiqole ad