Bordeaux, histórico clube da França, se salva da extinção.

A Justiça francesa aprovou nesta terça-feira (24) o plano de continuidade de atividades do Bordeaux, clube histórico do futebol do país, que se salvou da extinção com esta decisão, que encerra seu processo de recuperação judicial.
Horas depois da decisão, a Direção Nacional de Controle de Gestão (DNCG), uma autoridade financeira do futebol da França, validou a permanência do clube na quarta divisão na próxima temporada.
No ano passado, o Bordeaux, seis vezes campeão da França, foi rebaixado para a quarta divisão como punição depois que suas contas não foram aprovadas. A equipe terminou a temporada sem conseguir o acesso à National 1 (3ª divisão).
“Os ‘girondinos’ continuam sua jornada”, comemorou em suas redes sociais o clube, por onde já passaram jogadores como Zinedine Zidane, Mauricio Pochettino e Bixente Lizarazu.
O plano, validado pelo Tribunal Comercial de Bordeaux, prevê uma significativa redução da dívida do clube, que passa de 100 milhões de euros (R$ 637 milhões na cotação atual) para 26 milhões de euros (R$ 165 milhões), com o apoio da maioria dos credores.
Em 30 de julho do ano passado, o Bordeaux entrou com um processo de recuperação judicial, perdendo seu status de clube profissional, e foi rebaixado da segunda (Ligue 2) para a quarta divisão francesa (National 2).
O clube pertence há quatro anos ao empresário hispano-luxemburguês Gerard López e havia caído para a Ligue 2 na temporada 2021/2022, deixando a elite do futebol francês pela primeira vez em três décadas.
Na temporada seguinte, conseguiu voltar à Ligue 1, mas depois de outra campanha desastrosa, o clube sofreu o rebaixamento esportivo e, posteriormente, a punição administrativa que o fez cair mais duas divisões.
Por AFP
