Amazonas ganha primeira sala de cinema em uma comunidade indígena.

No último sábado (1), o Estado do Amazonas ganhou sua primeira sala de cinema dentro de uma comunidade indígena. Ela funciona na aldeia Inhaã-bé, no Tarumã-Açu, região metropolitana de Manaus. O “Cine Aldeia” é uma das primeiras salas de cinema de aldeias indígenas no país e a primeira na Região Norte.
A inauguração aconteceu a partir das 17h e contou com a exibição de oito curtas-metragens e do lançamento do documentário Traços da Resistência, que narra a importância do centenário grafismo das pinturas indígenas. A obra é dirigida por Thaís Kokama, idealizadora do projeto “Cine Aldeia”.
Dos títulos selecionados, entre documentário e ficção, quatro foram realizados por pessoas indígenas e quatro por pessoas da região Norte e abordam temas relacionados à cultura indígena, ao meio ambiente, ancestralidade, e à cultura amazônica.
O Cine Aldeia é um dos projetos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual por meio da Lei Paulo Gustavo – e tem o objetivo de promover a inclusão cultural e fortalecer a identidade dos povos originários por meio do audiovisual.
Por Agência Brasil
