Pernambuco recebe Selo Ouro por compromisso com a alfabetização infantil.

O Governo de Pernambuco foi agraciado com o Selo Ouro do Programa Nacional Criança Alfabetizada, concedido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB). O reconhecimento, divulgado na última quinta-feira (05), será oficializado em cerimônia na próxima quarta-feira (11), em Brasília.
O Estado se destacou por adotar um dos melhores modelos de regime de colaboração com os municípios na área da alfabetização, ampliando significativamente o número de formadores no programa Juntos pela Educação — de 184 para mais de 1.250. Para obter o Selo Ouro, era necessário atingir 85 pontos na avaliação, mas Pernambuco superou a marca, alcançando 90 pontos, com nota máxima em critérios como ações estruturantes e integração com o território estadual, políticas de alfabetização e formação docente.
“Esse reconhecimento é reflexo do trabalho contínuo que temos realizado para priorizar a alfabetização e garantir uma educação de qualidade em todas as regiões do Estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra (PSDB). No Nordeste, além de Pernambuco, outros estados que conquistaram o Selo Ouro foram Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
Premiados
Além de Pernambuco, 13 estados e o Distrito Federal foram contemplados com o Selo Ouro. Entre eles, estão Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná e Tocantins. O Selo Prata foi concedido a nove estados, incluindo Bahia, Paraíba e São Paulo. Já o Selo Bronze ficou com Alagoas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Entre os 165 municípios pernambucanos inscritos, 82 conquistaram o Selo Ouro, 41 o Selo Prata e 27 o Selo Bronze. Na Região Metropolitana do Recife, cidades como Olinda, Abreu e Lima e Cabo de Santo Agostinho receberam o Ouro. Entre os premiados com a Prata, destacam-se Bodocó, Toritama e Salgueiro. Já no Bronze, estão municípios como Camaragibe, Carpina e Itamaracá.
Selo
O Selo Ouro faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que visa reconhecer gestões comprometidas em garantir a alfabetização das crianças. O processo de concessão envolveu a análise de ações estruturantes e o cumprimento de condicionalidades estabelecidas pelo MEC, conforme diretrizes definidas no Decreto nº 11.556, de junho de 2023. O Selo é uma honraria simbólica que reforça o compromisso das secretarias de educação em promover avanços na educação básica.
Por Blog da Folha
